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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Urgência e Emergência: diferenças, características e quando procurar (part 2)

Dando continuidade ao tema, mais informações...
Beijos, abraços e recomendações

Na urgência, os pacientes aguardam para ser atendidos, por períodos que variam de 15 minutos a 4 horas ou mais, dependendo do perfil do serviço e da quantidade de atendimentos em espera. Os melhores serviços de saúde do país já trabalham com a classificação de risco (uma enfermeira avalia a queixa e os sinais vitais de cada paciente, de acordo com um protocolo de classificação de padrão internacional, e classifica o caso pela gravidade/ complexidade do mesmo, podendo antecipar seu atendimento com o médico) ou algum outro método de triagem. Isso facilita a abordagem mais justa e adequada dos pacientes, ao contrário do sistema “ordem de chegada”.

Na emergência, os pacientes, geralmente trazidos por ambulâncias, Resgate ou SAMU, são atendidos imediatamente, e todo e qualquer atraso nesse atendimento pode prejudicar a evolução do quadro. A equipe de enfermagem está preparada para receber o paciente, identificar sinais vitais (respiração, pulso e consciência, nessa ordem) e já inicia as verificações de pressão arterial, saturação de oxigênio, freqüências respiratória e cardíaca, temperatura, glicemia capilar, etc. Enquanto isso o médico estará informando-se sobre o caso; se o paciente fala, com o próprio, se não, com a equipe que o trouxe e/ou familiares que o acompanhem.

Na urgência, os pacientes podem entrar acompanhados em sua avaliação. Isso é confortável para o paciente, para a equipe médica e para o familiar. Mas é APENAS UM acompanhante: lembre-se: não é um evento, é uma situação urgente! Uma vez em atendimento, devemos ser o mais objetivos possível, já que este médico não vai tratar você da infância à terceira idade, apenas cuidará do caso que motivou sua ida ao pronto-socorro.
Na emergência, a entrada de acompanhantes é PROIBIDA. Por questões técnicas, e de segurança para o paciente, o próprio acompanhante e também da equipe. O que acontece, por um trabalho exaustivo de humanização dos serviços de saúde, é a avaliação do ambiente (número de pacientes, espaço físico, condição do paciente – física e emocional , condição do acompanhante - física e emocional, entre outros) pela equipe (médicos e enfermagem) e o estabelecimento de pequenos e rápidos períodos de “visita”. UM ÚNICO ACOMPANHANTE.

Apesar de um pronto-socorro funcionar 24 horas ininterruptas, o setor de emergência é o único que fica, de fato, 24 horas preparado para atendimento, pois as escalas são diferentes, como nas UTIs . A urgência deve ser procurada, exceto em casos imprevisíveis, em período DIURNO. Porquê? Por que os profissionais que ali trabalham, também são seres humanos, comem, tomam banho, descansam, como todo mundo. A diferença é que passam um período grande dentro do hospital, com horários bastante irregulares para isso, e a noite/madrugada, é o período que lhes sobra. Ou vão dizer que não fazem pequenas e regulares pausas em seus trabalhos ??? Além disso, se você está com febre há 2 dias, e ainda não foi ao médico, que diferença faz esperar mais algumas horas até o dia amanhecer para ir ao hospital??
Conhecer as características, diferenças e regras de bom uso dos serviços de saúde faz os atendimentos (e por conseqüência nossas passagens por eles) serem mais rápidos, produtivos e seguros. Quem nunca viu alguém fingir que está desmaiando só pra passar na frente? Quem nunca viu um escândalo na porta de um pronto-socorro por pais que referiam febre em uma criança cujo termômetro marcava 36°C ?? Desagradável, estressante para pacientes, familiares, equipe médica e de enfermagem... Enfim, desnecessário.
Vamos aproveitar cada detalhe desse post e passar adiante. Por uma causa importantíssima: A VIDA !!!

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