Pesquisar neste blog

domingo, 5 de julho de 2009

Remédios entregues em domicílio!!

Pessoal,
Mais uma informação útil e pouco divulgada sobre os programas de saúde desenvolvidos e ofertados pela prefeitura de São Paulo. Atenção quem tem diabetes e pressão alta, verifiquem com seus médicos, procurem um posto de saúde, e aproveitem mais esse benefício. É 100% gratuito...

Beijos, abraços e recomendações

PROGRAMAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
Remédio em Casa
O Programa Remédio em Casa (PRC) da Secretaria Municipal da Saúde, da Cidade de São Paulo consiste na entrega, via remessa postal (correios), de medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes orais em quantidades suficientes para o período de 90 dias, aos portadores de HA (Hipertensão arterial) e DM (Diabetes mellitus) estáveis e controlados em acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde.
O objetivo principal do Programa é garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos selecionados para o tratamento da HA e do DM.
São disponibilizados os seguintes medicamentos:
Hidroclorotiazida 25mg
Propranolol 40mg
Atenolol 50mg
Captopril 25mg
Enalapril 20mg
Enalapril 5 mg (incluído em 15/01/07)
Nifedipino 20mg
Anlodipino 5mg
Acido acetilsalicílico 100mg
Metformina 850mg
Glibenclamida 5mg
Situação do Programa Remédio em Casa
:
A Secretaria Municipal da Saúde, através da Atenção Básica habilitou as Unidades de Saúde para o Programa Remédio em Casa.
416 Unidades de Saúde estão em condições de realizar o cadastramento dos seus pacientes no Programa, viabilizando a entrega domiciliar para aqueles que estejam controlados, estáveis e em acompanhamento contínuo nas Unidades de Saúde.
A implantação aconteceu a partir de 12/07/05 conforme planejamento estratégico (2005-2009), com treinamento dos funcionários e gerentes das unidades para conhecimento e utilização do sistema (Gestão de Sistemas em Saúde - GSS/ Remédio em Casa).
A principal característica do Programa é utilização de sistema totalmente informatizado.
O Manual do sistema GSS/ Remédio em Casa é disponibilizado e atualizado “on line” (acesso pelo próprio sistema) para as Unidades de Saúde habilitadas.
As equipes das Coordenadorias Regionais e Supervisões Técnicas de Saúde são atualizadas para uso dos Relatórios Gerenciais, desenvolvidos pela Atenção Básica, PRODAM e ATTI, que possibilitam o monitoramento e avaliação do Programa nas Unidades de suas respectivas áreas de abrangência.
Todas as Supervisões Técnicas (ST) e Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) têm interlocutor/assessor para Programa. Estes profissionais são responsáveis por orientar e supervisionar o Programa em suas regiões/Unidades.
Para a divulgação do Programa foi disponibilizado: Manuais do Programa, cartazes, panfletos para Unidades, funcionários e usuários.
Os profissionais médicos e enfermeiros realizam cursos de atualização para o tratamento da HA e DM desde 2005.
Em março/06 foi constituído o Grupo Gerencial do Programa Remédio em Casa (Atenção Básica, interlocutores das 05 Coordenadorias Regionais de Saúde; Unidade Dispensadora Farmácia Remédio em Casa; Área Técnica de Assistência Farmacêutica; ATTI – Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação), que tem a responsabilidade de monitorar; acompanhar e avaliar a evolução do Programa na Cidade.

2 comentários:

  1. Estou adorando as suas dicas Dra Paula.Muito úteis.Fica com Deus.Suely.
    Saúde social-renascer

    ResponderExcluir
  2. Amém!! Que bom, Suely, a idéia é essa mesmo: dar uma mãozinha nos cuidados do corpo, do bolso, da alma, do coração...
    E também tirar dúvidas sobre saúde, medicações, sintomas, exames, enfim, uma ajudinha na hora do aperto.
    Divulgue para que mais pessoas possam compartilhar conosco desses momentos gostosos!
    Uma beijoca,

    ResponderExcluir