Pesquisar neste blog

domingo, 31 de janeiro de 2010

Seu Cavalo pode Voar

Serviu muito pra mim essa semana, então resolvi compartilhar. Afinal, pode servir pra vocês um dia...
Beijos, abraços e recomendações


"Não temas, crê somente" (Marcos 5:36)
Um poderoso rei condenou um humilde súdito à morte.
O homem, prestes a ser executado, propôs (e teve a concordância do
rei), ensinar o cavalo real a voar.
Caso não conseguisse, no prazo de um ano, então sua sentença
seria cumprida.
"Por que adiar o inevitável?" perguntou-lhe um amigo.
"Não é inevitável," ele respondeu, "as chances são Quatro a um a
meu favor. Dentro de um ano:
O rei pode perder o trono.
Eu posso Fugir. O Cavalo pode fugir.
Eu posso ensinar o cavalo a voar.”
Freqüentemente nos vemos diante de obstáculos difíceis e aparentemente impossíveis de transpor.
Por mais que busquemos soluções, elas parecem não existir; o
primeiro impulso nos convida a desistir, mas é preciso que
jamais esqueçamos que para o nosso amado Deus todas as coisas
são possíveis.
Há alguns séculos, costumava-se dizer que o homem jamais
poderia voar.
"Se Deus quisesse que o homem voasse, teria lhe dado asas."
Porém, hoje, em poucas horas o homem atravessa um oceano e vai para outro continente!
Assim como o súdito de nossa estória, aprendamos a olhar a
situação com otimismo. Para cada possibilidade adversa, muitas favoráveis poderão ser encontradas, e, com muita fé e determinação,
o que parecia impossível logo será realidade.
Não esmoreça nunca. Mesmo que tudo indique o contrário, creia: o seu cavalo pode voar!
Autor desconhecido

Cafeína é realmente eficaz contra celulite

Mulheres, podem ficar tranqüilas. Segundo um novo estudo, cafeína contribui muito para diminuição e prevenção de celulites... Click no link e saiba mais sobre esse e outros temas.
Beijos, abraços e recomendações

Um estudo científico publicado no Journal of Cosmetic Dermatology garante que a cafeína é uma importante aliada no combate à celulite. A substância natural é conhecida como um agente lipolítico, o que significa dizer que esse composto é capaz de quebrar gordura.
Devido às diversas controvérsias sobre a sua real eficácia, o estudo foi realizado na tentativa de averiguar os benefícios da aplicação de uma solução de cafeína a 7% nas regiões do corpo comumente afetadas pela celulite. Após 1 mês de tratamento, houve reduções na circunferência da coxa em mais de 80% dos pacientes e redução da circunferência do quadril em 67,7%. Além disso, os autores relataram que o fumo, bem como o consumo de álcool e atividades físicas regulares não estavam relacionados à redução de medidas observadas naqueles pacientes que aplicaram a solução de cafeína nas coxas e quadris.
Em média, uma xícara de café contém cem miligramas de cafeína. Já em uma xícara de chá ou num copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância.
A cafeína é a droga mais consumida no mundo e é encontrada em grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate. É possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O seu valor nutricional está ligado apenas ao efeito excitante.
“A cafeína é um composto químico, classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas e que, além de atuar sobre o sistema nervoso central, aumenta a produção de suco gástrico, decorrente da alteração metabólica ocasionada pela mesma. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta, mas é importante lembrar que a ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia”, explica Maurício Pupo, consultor da Consulfarma e professor de Cosmetologia.

Dicas para cuidar de pessoas acamadas:

Se você tem ou teve alguém acamado na sua família, independente do motivo, sabe que o cuidado com essas pessoas deve ser diário, 24Hs por dia, sábados, domingos e feriados, inclusive. E para ajudar com algumas dicas úteis, fiz esse post...
Beijos, abraços e recomendações

Pacientes idosos, muitas vezes com seqüelas extensas de AVCs, demenciados (p.ex., D. Alzheimer), com fraturas grandes (fêmur e quadril são as maiores e mais comuns nesses casos), acabam ficando acamados, ou seja, passam períodos maiores do que 18h por dia, deitados em suas camas. Alguns, sequer sentam em poltrona...
É muito comum que esses pacientes apresentem escaras, também chamadas úlceras de pressão (o peso do corpo "corta" a circulação e a pele, e outros tecidos, até mesmo músculo, dependendo da profundidade, morre) .
É importante que saibamos o que são, como ocorrem, e o que podemos fazer para preveni-las e/ou tratá-las:

# Faça a pessoa acamada mudar de posição na cama a cada duas horas. Dessa forma, você dá um tempinho para cada área de pele receber um pouco de sangue. Isso evita a formação de escaras.
# Procure manter a pele do doente super-ultra-mega-hiper-hidratada. O que você vai usar para conseguir a proeza, o médico é quem vai dizer, dependendo do caso. Geralmente utiliza-se um óleo a base de girassol, conhecido como Dersani.
# Massagear a pele da pessoa é muito importante, para estimular a circulação e também relaxar a musculatura. Ficar na cama dói.
# Uso de colchões especiais, como o caixa de ovo, ou colchões de ar ou água. São bastante acessíveis e fáceis de encontrar e manusear.
# Na medida do possível, deixe que o paciente escolha a melhor hora para tomar o seu banho. Na posição em que se encontra (de doente) ele terá tão poucas chances de decidir qualquer coisa, que é preciso valorizar esses pequenos espaços de independência. A pessoa precisa sentir que ainda é dona da sua vida.
# Se ele puder tomar banho sozinho, organize todo o material e deixe à mão, próximo de seus braços. Dê privacidade para ele, mas esteja sempre alerta e por perto, caso a pessoa precise de você.
# Não se esqueça de oferecer líquidos, mesmo que o paciente não os solicite.
# Organização dos remédios: faça uma planilha com todas as doses e horários explicadinhos, e arrume um lugar especial para deixar tanto a planilha quanto os remédios em si (pode ser um guardanapo, p.ex.). Ou pode até plastificar a planilha, para ela durar mais tempo. Faça um caderninho ou uma anotação com a época em que devem ser trocadas sondas vesicais, catéteres, curativos, etc...
# Coloque a cama do paciente junto de alguma janela para que ele possa pegar um solzinho diariamente. E olhar a paisagem, os passarinhos, os vizinhos... isso distrai.
# Tente aprender como a equipe de saúde faz os curativos, mobiliza o paciente, porque nunca se sabe se um dia você vai precisar realizar essas tarefas sozinho. Vai que a enfermeira falta? Que o médico tem uma emergência e não pode comparecer? Não fique refém da ignorância...
# Fique atento: se a pessoa não está se alimentando bem, se parou de urinar ou evacuar, se anda sonolenta ou confusa...avise ao médico se alguma dessas coisas acontecer...

Desnecessário dizer: todas as pessoas que vão tocar no paciente ou nos pertences do pacientes devem lavar bem as mãos antes de tocá-los; e não se esqueça de checar a data de validade dos medicamentos.

Aproveite a hora do banho ou de algum passeio ao sol para dar AQUELA geral no quarto do paciente. É tão bom estar de volta a um quarto cheirosinho e com a cama meticulosamente arrumada, lençóis limpos...

domingo, 24 de janeiro de 2010

Serra lança o programa Quero Vida

Como sabem gosto muito de divulgar as ações governamentais que trazem benefícios à população e à sociedade de modo geral. E digo sem demagogia: não são poucas, ao menos em São Paulo. Falta, às vezes, divulgação...
Estou fazendo um pedacinho desse papel!
Beijos, abraços e recomendações

O governador José Serra e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, lançaram nesta quarta, 20 de janeiro, em Vinhedo, o Projeto Quero Vida, que implanta espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa foi firmada com a assinatura de convênios com 42 cidades paulistas totalizando a liberação de R$ 12,1 milhões.

O Projeto Quero Vida apoiará os municípios na implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência a idosos que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. Nos espaços, o idoso terá à sua disposição atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um local com normas de acessibilidade, higiene e segurança. "É um programa que nasce hoje e que vai ter muita importância no futuro do estado de São Paulo", afirmou Serra.

Nas unidades do Quero Vida os idosos contarão com profissionais especializados, como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de Educação Física e assistentes sociais.

Com capacidade para até 50 idosos, o serviço deverá disponibilizar também atendimento de transporte para aqueles que não possam ir sozinhos ao centro e que a família não tenha condições de transportá-los.

O Estado oferecerá até R$ 300 mil por cidade para investimento com obras, aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente, implantação da unidade de atendimento, ficando a cargo do município os recursos necessários ao custeio e aos recursos humanos. O serviço será monitorado pela Seads por meio de suas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social.

Continua, click aqui.

Cuidados que se deve ter nas feiras livres

O assunto é saboroso... Mas pode ficar indigesto, se os cuidados listados, entre outros, não forem devidamente observados. Agora, cá pra nós: adoro uma feira livre domingo pela manhã...
Beijos, abraços e recomendações

Todos os domingos milhares de famílias aproveitam o dia para passear, fazer umas comprinhas e almoçar fora. E que lugar melhor para fazer tudo isso do que as feiras da cidade? Entretanto, muitos se esquecem de prestar atenção a um importante detalhe: os cuidados necessários na hora de consumir as delícias oferecidas nas barracas e quiosques. Muitas vezes, as más condições de preparo e armazenamento dos ALIMENTOS podem causar sérios riscos à saúde.

Para evitar problemas como infecções bacterianas e intoxicações alimentares, é importante que as pessoas observem o ambiente onde vão fazer suas refeições. É o que explica a NUTRICIONISTA Iara Fernandes. "O maior risco para quem se alimenta nesses lugares, é a ingestão de ALIMENTOS que contêm microrganismos vivos prejudiciais, como salmonella, eschericha coli patogênica, clostridium perfringens, toxinas de staphilococos aureos e bacillos cereus, pois essas bactérias podem causar diarréias e vômitos", explica.

A Vigilância Sanitária alerta que a boa higiene é fundamental e que quem manipula os ALIMENTOS deve seguir instruções rigorosas, como manter os ALIMENTOS armazenados em locais de acordo com a temperatura ideal para cada um, bem como, limpar os utensílios e equipamentos que vão entrar em contato com o alimento.

Fonte: Tribuna do Brasil
Claudia Carpo

Leia mais aqui.

Como adaptar a casa para um idoso

Assunto importante: proteção e cuidados devem ser sempre bem-vindos. Estudos mostram diferenças grandes sobre complicações e quedas em idosos sem prevenção e aqueles orientados e amparados por mudanças simples, mas significativas. Vale a leitura.
Beijos, abraços e recomendações

Além de barras e móveis sem quina, cama e vaso sanitário podem ser mais altos
Lucas Frasão, do R7

Presidente do NACE (Núcleo de Ações Comunitárias Especiais), Rosely dos Reis participou da reforma que transformou uma das 26 casas do Asilo São Vicente de Paula, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, em uma "Casa do Futuro" para idosos na cidade.
O projeto inicial para a reforma do espaço foi orçado em R$ 8.000, mas a obra acabou custando quatro vezes mais porque foi necessário recuperar e pintar paredes que estavam deterioradas - o asilo tem mais de 120 anos de existência. Além disso, um quintal foi construído.
De acordo com Rosely, é possível adaptar a casa para um idoso com valor bem inferior ao usado na construção da "Casa do Futuro". O valor deve ficar em torno do que o que foi projetado inicialmente no caso do asilo. O maior investimento, se for necessário, está na substituição do piso para um que seja antiderrapante. Fora isso, as mudanças não são tão complexas, nem exigem a retirada de muito dinheiro da carteira.
O básico em uma casa adaptada para idosos, segundo Rosely, são as barras nos banheiros e a colocação de camas e vasos sanitários mais altos. Outra dica é a instalação de móveis sem quina e fixos ao chão, para evitar ferimentos ou ajudar o idoso a se equilibrar no caso de se apoiar antes de uma queda.
“Se a casa tiver escadas, também é recomendável colocar corrimão com cores que chamam a atenção. E também portas com 80 centímetros de vão, para o caso de idoso precisar usar cadeira de rodas”.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Doe órgãos





Pessoal, a vida é feita de conversas. E muitas delas podem salvar vidas.
Fale com a sua família! Assista o vídeo aqui !
Beijos, abraços e recomendações

Linhaça ajuda a emagrecer

Pesquisa brasileira mostra que incluí-la no café da manhã é a melhor opção para quem precisa emagrecer. Saiba aqui como aproveitar esse e outros benefícios da cada vez mais festejada semente de linho.
Beijos, abraços e recomendações



"No princípio era a aveia. Depois vieram a soja, os peixes, o tomate... Desde que cientistas japoneses começaram a estudar a capacidade que alguns alimentos possuem de prevenir doenças, nos anos 1980, a lista de ingredientes indispensáveis à saúde não parou de crescer. Graças a essa onda de descobertas, hoje podemos desfrutar das qualidades de uma pequena, porém poderosa, semente: a linhaça.

Dona de uma carreira meteórica, ela despertou interesse em grandes centros de pesquisa antes de figurar na dieta das celebridades e daqueles que, de maneira geral, prezam pelo bem-estar. Atualmente, é a estrela de uma série de estudos que estão sendo realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Um deles é o da nutricionista Wânia Monteiro, que analisa os efeitos da farinha de linhaça em mulheres obesas. Depois de receber um acompanhamento nutricional personalizado, as pacientes passaram a comer uma mistura de iogurte light de morango com 30 gramas da farinha logo de manhã — o equivalente a 4 colheres de sopa.

Até agora, os resultados são muito animadores. “Em três meses, houve uma queda significativa no peso, no índice glicêmico e no LDL, o colesterol ruim”, conta Wânia. O segredo, claro, não está apenas na protagonista desta reportagem. “Sabemos que uma dieta com menos calorias ainda é a peça-chave para o emagrecimento”, pondera Glorimar Rosa, orientadora da pesquisa. “Mas a farinha de linhaça espanta a fome”, afirma. Ou seja, ao prevenir ataques de gula, ela viabiliza a tal da dieta hipocalórica. O trabalho registra uma redução na vontade de comer entre 15 e 45 minutos após a primeira refeição do dia que incluía a linhaça.

“A linhaça é rica em fibras, que aumentam a saciedade, e ainda tem substâncias que estimulam a produção de um hormônio controlador do apetite”, explica a nutróloga Lívia Zimmermann, da Associação Brasileira de Nutrologia. A pesquisa carioca acrescenta esse ingrediente no desjejum de suas voluntárias apostando que, bem cedo, ele aplacará a fome ao longo do dia inteiro. Mas você pode ser mais flexível. “A farinha de linhaça pode ser consumida nos horários de maior compulsão alimentar”, orienta Glorimar.

Versátil, a linhaça é um cereal de origem, mas se passa facilmente por oleaginosa, já que produz bastante óleo, ou até leguminosa, por ter proteínas semelhantes às dos espécimes dessa turma. “Daí a dificuldade das pessoas para classificála”, comenta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira, da Universidade Federal de Viçosa, no interior mineiro."

por Paula Desgualdo
design Glenda Capdeville
fotos Gustavo Arrais

Frases... com humor


Pratique 8 dicas para não perder a memória

Você vive se perguntando se trancou o carro ou não? Já perdeu a conta de quantos guarda-chuvas comprou no último mês? Esqueceu completamente o nome daquele diretor de cinema que adora?
Veja essa matéria sobre memória e formas de prevenir sua perda...
Beijos, abraços e recomendações


Saiba que os famosos "brancos" não escolhem idade ou sexo na hora de atacar. "Embora, com o envelhecimento, a memória fique naturalmente mais lenta, é cada vez maior o número de jovens e adultos que se queixam de certa dificuldade para relembrar fatos. Isso porque a nossa memória, hoje em dia, é mais exigida, já que temos múltiplas atividades", disse o chefe do Setor de Neurologia do Comportamento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Bertolucci, coordenador do Instituto da Memória (IMemória).
Em outras palavras, a culpa por tantas falhas no nosso arquivo de dados é o estilo de vida moderno. Como temos acesso a muitas informações e somos obrigados a desempenhar diversas tarefas ao mesmo tempo, não conseguimos dar a atenção necessária a cada uma delas. Assim, o processo de memorização fica prejudicado logo no início, por causa da sobrecarga
"A memória se desenvolve em três estágios, começando pela codificação, que é o processo de atribuir um significado ao que se está vendo, ouvindo ou de alguma forma vivenciando, para, depois, relacionar isso com experiências prévias. Num segundo momento, ocorre o armazenamento, que é um processo não consciente de reensaiar a informação, para que se estabeleça um traço de memória no cérebro. Por último, acontece a recuperação, que é o acesso à informação guardada na mente, quando esse resgate se faz necessário", afirmou o neurologista.
Felizmente, existem maneiras de melhorar o armazenamento de dados em nosso cérebro, tornando mais eficiente todo o esquema de processamento de informações. Confira as orientações do especialista:
1 - Adotar bons hábitos alimentares, no dia-a-dia, é um dos cuidados que faz toda a diferença. Isso porque doenças como pressão alta, diabetes e alterações do colesterol oferecem um grande risco às estruturas cerebrais, fundamentais para o bom funcionamento da memória. Bertolucci também recomenda a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, como o salmão. "Eles funcionam como antioxidantes e, portanto, reduzem as taxas de lesões de neurônios", afirmou.
2 - Fazer exercícios físicos regularmente também é uma medida para combater os esquecimentos que atrapalham a rotina. Além de ajudar a prevenir as complicações decorrentes da obesidade e os males diretamente relacionados a ela - entre eles o AVC -, a atividade melhora a circulação cerebral e ainda inibe a deposição de uma proteína que caracteriza o aparecimento do mal de Alzheimer.
3 - Investir em atividades intelectuais variadas é uma maneira de exercitar a mente. Ler, ir ao cinema, aprender a tocar um instrumento são alguns exemplos de atitudes que ajudam a manter a memória na mais perfeita forma.
4 - Apostar no convívio social também pode ser um excelente remédio para quem anda mais do que esquecido. "Pessoas que estão interessadas em tudo o que acontece ao seu redor, que trocam informações e estão abertas para o novo, são, em geral, as que possuem uma memória melhor", afirmou.
5 - Dormir as horas suficientes para sentir-se realmente descansado é outro bom hábito que ajuda a preservar as recordações. Afinal, enquanto descansamos, o cérebro continua trabalhando, inclusive, para dar conta de consolidar a memória, armazenando as informações recebidas ao longo do dia.
6 - Controlar o estresse também significa interferir positivamente no processo de memorização, melhorando a atenção, que é um pré-requisito para o armazenamento de dados em nossa mente. Investir em atividades de lazer e em exercícios de relaxamento podem ser, portanto, alternativas para blindar-se contra as preocupações exageradas e o nervosismo que desestabilizam corpo e mente.
7 - Memorizar mais, treinar o cérebro, aumentando sua eficiência. Tente se lembrar dos números de telefone que costuma discar, do que precisa comprar na feira, dos nomes dos principais personagens daquele livro que acabou de ler. Outra maneira de desafiar a mente é adotar passatempos como o xadrez e as palavras-cruzadas.
8 - Evitar alguns medicamentos pode ser outra saída para os impasses em relação ao armazenamento de dados importantes. "Tranquilizantes, hipnóticos e alguns antidepressivos podem interferir na atenção, prejudicando, portanto, a memória", disse o neurologista. Quem toma remédios desse tipo e está notando dificuldades de memorização, pode até conversar com o médico que o acompanha, investigando a possibilidade de trocar o medicamento de uso contínuo por outro similar, mas que não apresente o efeito adverso.

Biblioteca Virtual traz especial sobre idosos

A matéria está um pouco atrasada, peço desculpas. Mas ainda assim vale saber...
Beijos, abraços e recomendações


A Biblioteca Virtual traz este mês uma matéria especial que destaca o crescimento da população de idosos em nosso País. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Nos últimos dez anos, a proporção de idosos cresceu em 23%. Em contrapartida, a proporção de crianças, de até quatro anos de idade, sofreu uma queda de 22,6% no mesmo período. Os números comprovam uma tendência que é verificada nos países desenvolvidos: a queda da taxa de fecundidade.

No Brasil, a expectativa de vida é de 70 anos para os homens e 73 para as mulheres. Esse aumento é reflexo dos avanços e melhorias da tecnologia, da medicina e, consequentemente, da qualidade de vida, ao longo da história da humanidade.

Ainda sobre este tema, o destaque da seção Programas e Projetos Sociais é o Espaço de Convivência do Idoso promovido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (Fussesp). O espaço funciona no Parque da Água Branca e atende pessoas com idade acima de 60 anos. Hoje, 360 alunos estão matriculados nas Oficinas oferecidas no Espaço, que contam com 15 monitores contratados pela Secretaria Estadual da Cultura e com 12 voluntários.

Para ler estas e outras matérias, clique aqui.

Voltei...


Gente, foi mal, desculpem-me!

Sei que faz um tempão  que não apareço por aqui, atualizo e tal, e nem aviso sobre o sumiço deixei, mas é que não previ os acontecimentos tempestuosos desse inicio de  ano...
Agora já está tudo em ordem, ou seja, devidamente posto nas mãos Daquele que é o único capaz de cuidar de tudo e da melhor maneira (seja ela possível ou impossível): Jesus Cristo.

Beijos, abraços e recomendações