Gente, retomando a idéia de prevenção através de medidas naturais e acessíveis ao nosso dia a dia, transcrevo uma matéria interessante e útil sobre alimentação e sua relação com o envelhecimento.
Lembrem-se: quanto antes a mudança, maior o benefício...
Beijos, abraços e recomendações
"O envelhecimento é um processo natural que acontece com todo ser humano e não há como impedir que ele ocorra, pelo menos por enquanto.
Mas, de acordo com Wilmar Accursio, endocrinologista, nutrólogo, diretor do Cipe (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento) e Presidente da Sobrae (Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento), é possível retardar esse processo.
Accursio explica que o envelhecimento é um processo inflamatório microscópico que tem a participação de radicais livres.
- Se você comer alimentos que aumentam esta inflamação silenciosa como gorduras trans, excesso de gorduras saturadas e açúcar, haverá uma aceleração do processo de envelhecimento em longo prazo.
Segundo o médico, castanhas do Pará, nozes e avelãs, cereais como aveia e trigo, frutas como uva, melancia, açaí, ameixa e blueberry (ou mirtilo) são alimentos que comprovadamente ajudam a retardar esse processo.
O estudo ainda indica a quantidade dos alimentos antienvelhecimento que deve ser consumida:
Peixes: o ideal é todo dia, mas no mínimo três vezes por semana
Frutas secas: 50g por dia
Cereais: se possível todos os dias, mas no mínimo quatro vezes por semana
Frutas: no mínimo três vezes por dia
Por outro lado, segundo o especialista, existem alimentos que comprovadamente aceleram o processo de envelhecimento, deixando as pessoas mais suscetíveis às doenças crônico-degenerativas e comprometendo a qualidade de vida.
- Alimentos como carnes vermelhas em excesso, principalmente muito passadas e fritas, todo tipo de fritura, gorduras em excesso, açúcar refinado, álcool acima de sete doses por mês (para todas as bebidas, exceto o vinho, que deve ser tomado todos os dias, bem pouquinho), enlatados e salgadinhos tipo aperitivo devem ser evitados.
O especialista completa e afirma que não é possível obter, somente pela dieta, todos nutrientes necessários para retardar o envelhecimento, pois convivemos com outros fatores que aceleram esse processo, como a poluição e o estresse.
- Uma alternativa para isso é a suplementação de vitaminas, desde que feita de maneira individualizada, após avaliação clínica e laboratorial."